O Outono é uma das estações mais belas do Japão devido a mudança da coloração das folhas, que vão ganhando vários tons amarelos, laranjas e avermelhados a partir de meados de setembro. Essa mudança é chamada de “Frente Koyo” (紅葉 前線 / Koyo zensen) e ocorre gradualmente do sul em direção ao norte do Japão.
Assim como acontece com o Sakura Zensen, o Koyo Zensen é monitorado através de previsões meteorológicas e noticiado constantemente na TV Japonesa. A mudança das cores e a queda das folhas ocorrem dentro de um período de 1 mês.
O Outono é tão especial para os japoneses que até as folhas coloridas tem um nome especial que é Koyo (紅葉). E assim como tem o Hanami na Primavera, no Outono as famílias japonesas tem a tradição de visitar lugares cênicos tradicionais para apreciar as belas folhagens coloridas, como Tóquio, Kyoto e Nikko.
Koyogari e Momijigari
A arte de apreciar as folhas de Outono no Japão é chamada de “Kōyō-gari” ou “Momijigari” (红叶狩), que tem origem na palavra Momiji (红叶), que em chinês significa folhas vermelhas e também é o nome de uma árvore chamada maple ou bordo japonês, cujas folhas são algumas das mais procuradas para visualização.
Mas além do vermelho intenso do bordo japonês, há mais de 10 mil tipos de árvores e arbustos diferentes que nos presenteiam com uma explosão de cores. Outras árvores populares no Outono japonês é a zelkova com seus tons laranja queimado e laranja ferrugem e o ginkgo biloba com suas folhas douradas.
Koyo Festivais no Japão
Assim, como na Primavera, os japoneses se reúnem em parques ou jardins de templos para contemplar as “folhas Koyo”. Em muitos desses locais, são colocados iluminação noturnas que deixam o cenário ainda mais deslumbrante e mágico. Caminhadas pelas encostas avermelhadas das montanhas também são comuns.
As paisagens são mesmo de tirar o fôlego e o sentimento que nos invade é de agradecimento pelas bênçãos da natureza. Nessa época também são realizados vários Momiji festivais em diversas regiões do Japão, como o Nagatoro Koyo Festival em Chichibu (Saitama), o Hirosaki Koyo Festival (Aomori), Arashiyama Momiji Matsuri (Kyoto), Meiji Jingu Matsuri (Tóquio), Korankei Momiji Festival (Aichi), etc.
Nesses festivais, eventualmente ocorre algumas atrações como danças típicas, apresentações de taiko e flauta, barracas de comida, etc. Assim como ocorre no Hanami (Primavera), muitos japoneses aproveitam para vestir trajes tradicionais (quimono) e aproveitam para tirar muitas fotos da paisagem do Outono.
Outros festivais famosos ocorrem no santuário Kotohira em Kagawa, no Santuário Aso em Kumamoto e no santuário de Kumano Nachi em Wakayama, realizado anualmente nos meados de novembro, onde tiras de papel com poemas curtos expressando a beleza do Outono são colocados na cachoeira Nachi.
Como sabemos, o verão no Japão é muito quente e úmido e quando chega o outono, o clima tende a se tornar mais ameno, embora seja comum a incidência de tufões (taifus), como vimos neste ano. Quando as folhas começam a se desprender dos galhos, indica que as baixas temperaturas do inverno estão por vir.
Link do Post Original : http://www.japaoemfoco.com/koyo-as-folhas-coloridas-do-outono-japones/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá meninas não deixem de publicar seu comentario sobre a materia!